Home | Localização | Parque Natural

Parque Natural da Ria Formosa

Cenário único, habitat protegido

 

O Golden Club Cabanas fica em pleno Parque Natural da Ria Formosa, em frente à Ilha de Cabanas - uma praia imaculada de areia dourada, praticamente deserta o ano inteiro, onde só se chega de barco. 

 Classificado como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, o Parque preserva cinco ilhas que separam a ria do mar, a vegetação rasteira do sapal que a ria vai cobrindo de azul com a subida da maré, campos agrícolas, laranjais e arvoredo. A paisagem transforma-se ao sabor das marés e do sol.

 A Ria Formosa é um excelente local de observação de aves e o habitat natural de alguns animais em vias de extinção, como o camaleão e o cavalo-marinho.

 

Venha explorar a fauna, flora, paisagens e cultura do Parque Natural da Ria Formosa, em passeios de descoberta e aprendizagem na natureza - de barco, a pé e de bicicleta - em família ou com amigos.


 




Observação de aves

Nas imediações de Cabanas, avistam-se ao longo do ano muitas aves a alimentar-se na ria e nas salinas, incluindo garças brancas, garças reais, alfaiates, ostraceiros, colhereiros, cegonhas, flamingos, corvos marinhos e perna-longas. 

 

A Quinta de Marim (Olhão), a Quinta do Ludo (Faro) e as salinas de Castro Marim (na margem do rio Guadiana) também são bons pontos de observação de aves. 

A Ria Formosa chega a acolher 300 mil aves na primavera e outono. Espécies como a andorinha-do-mar e o alfaiate nidificam aqui na primavera. A ria é também local de invernada para aves aquáticas como o pato-colhereiro, a marrequinha, o maçarico-real e a tarambola-cinzenta. Algumas espécies mais raras, como o caimão ou galinha sultana, de penas azuladas, têm na Ria Formosa o único local de reprodução confirmado no país.