Sítios e cidades

Sítios e cidades

Património e história

A curta distância do Golden Club Cabanas encontram-se vários sítios e cidades com história e paisagem únicas, que merecem uma visita.

Tavira

A 6 km do Golden Club Cabanas, é uma das cidades mais bonitas de Portugal, com os seus telhados de quatro águas, 37 igrejas, castelo e muralha, poços fenícios e a ponte romana sobre o rio Gilão. 

Passeando à beira rio, e pelo seu meandro de ruas e vielas, encontra em Tavira animação, música, espetáculos ao vivo, arte e artesanato ao longo de todo o ano. Há um mercado de peixe e vegetais, restaurantes e pequenos bares, pastelarias e cafés - para descobrir os doces de amêndoa e a pastelaria de alfarroba, o “folhado de Tavira”, a estupeta de atum e o xarém com conquilhas, além do peixe grelhado do dia.

Conquistada ao Mouros em 1242 pela Ordem de Santiago, os conquistadores cristãos consolidaram aqui a sua presença. Nos séculos XIV e XV floresceu o comércio marítimo e fundou-se o primeiro convento - de Franciscanos.  Nos séculos seguintes continuaram a construir-se belos edifícios e palácios.



Cacela Velha

A 8 km do Golden Club Cabanas, no alto de uma falésia defronte da ria e do mar, descobrimos Cacela Velha - pequena aldeia branca de arquitetura tradicional algarvia, delimitada por uma muralha e fortaleza do século XVII. O panorama azul, verde e dourado é deslumbrante.

Cacela Velha foi povoada por fenícios, romanos e árabes. A igreja matriz, de raiz medieval, foi reedificada no século XVI.  Os amantes de história podem descobrir aqui fornos romanos, ruínas islâmicas e os vestígios da antiga muralha medieval.

Ali perto, à beira-ria, o restaurante da Fábrica serve um excelente arroz de lingueirão, além de peixe, ostras, ameijoas e conquilhas. Da Fábrica saem os barcos para a praia de Cacela. 

 



Olhão

A 34 km do Golden Club Cabanas, Olhão é o maior porto de pesca do Algarve e uma cidade onde ainda se vêem casas de traça algarvia e de estilo mourisco.  Visite o mercado, que vende peixe, vegetais e produtos locais, e as tascas típicas onde pode provar os sabores do mar e da terra.

Olhão começou por ser uma pequena aldeia piscatória com casas de madeira, mas já em 1679 se construiu a Fortaleza de São Lourenço para defendê-la dos piratas.

De Olhão pode apanhar o barco para as ilhas da Culatra e da Armona. Perto de Olhão encontra o centro ambiental da Quinta do Marim (do Parque Natural da Ria Formosa), onde pode visitar o antigo moinho de maré e observar aves aquáticas.

 



Santa Luzia

Santa Luzia é uma vila piscatória a 10 km do Golden Club Cabanas, onde também pode passear à beira ria e provar petiscos algarvios.

Nascida em 1577, quando os pescadores edificaram uma ermida dedicada a Santa Luzia, esta localidade viveu sempre do mar. Pescava-se por xávegas e anzol.

Na armação do Barril capturava-se o atum. A partir de 1927, os pescadores começaram a dedicar-se à pesca do polvo com alcatruzes e covos.

Ainda, hoje, Santa Luzia é considerada a "capital do polvo".


Golden Club Cabanas ©2016